Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Teste do Olhinho

O que é?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Antes disso, em muitos estados e cidades o exame já era instituído por lei e realizado nas maternidades públicas e particulares, antes da alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham esse direito garantido!
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja realizado pelo pediatra logo que o bebê nasça. Se isso não ocorrer, o exame deve ser feito na primeira consulta de acompanhamento e continua sendo importante nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, encaminhará a criança para avaliação do oftalmologista.
Se o seu filho ainda não fez esse teste, fale com seu pediatra!
Para mais informações, acesse o site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Férias chegando - hora do check up oftalmológico.



Muita gente aproveita as férias para realizar um check-up em sua saúde. Realizam inúmeros exames de rotina no coração, nos ossos, na cabeça, mas acabam se esquecendo de checar a visão. A época de férias, é uma boa hora para incluir na
agenda um horário para o seu oftalmologista.
O check-up ocular é uma avaliação clínica oftalmológica que permite através de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, analisar as condições visuais do indivíduo, detectando possíveis doenças em fase assintomática e prevenindo para que problemas oculares graves não ocorram.
Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde ocular e o
atendimento por um oftalmologista são importantes para proteger a visão, e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente. Fique atento aos problemas visuais que podem ocorrer em cada fase da vida e procure um especialista para orientar sobre a melhor medida preventiva ou sobre o tratamento mais indicado para você e sua família. 

Esta semana abordaremos o check up por faixa etária.

Os cuidados começam cedo. 0 a 2 anos:

Durante a gestação, a mãe deve se prevenir por meio de vacinas contra doenças como a rubéola e a toxoplasmose, que podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança. Assim que nasce, ainda na maternidade, é realizada a primeira avaliação oftalmológica, por meio do teste do olhinho, capaz

de detectar, entre outros problemas, catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma. Caso o bebê apresente lacrimejamento constante, pálpebras inchadas, secreção purulenta, olho vermelho, estrabismo, pupila esbranquiçada e assimetria entre o tamanho dos globos oculares, deverá ser realizada uma segunda avaliação o mais breve possível.

Amanhã check up dos 3 aos 12 anos.
 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

OLHO SECO

Com a baixa umidade do ar, surgem muitas doenças e outras se intensificam. Além do ressecamento das mucosas, que pode provocar sangramento no nariz, doenças respiratórias, que ficam mais intensas, como sinusite e rinite, alergias e uma outra doença passou a perturbar a população: a síndrome do olho seco.
Ela surge em decorrência do ressecando da mucosa ocular, sendo que muitos dos pacientes que chegam ao consultório, têm olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.
Mulheres na menopausa, idosos, quem trabalha muitas horas no computador, portadores de doenças auto-imunes, usuários de lente de contato ou alguns medicamentos (antialérgico, antidepressivo, diurético, entre outros) são mais propensos à síndrome.
Sem tratamento logo no início do desconforto, a síndrome pode predispor à alergia e à conjuntivite. A lágrima tem a função de proteger os olhos das agressões ambientais.
IMPORTANTE:
Um erro comum cometido pela população é pingar soro fisiológico nos olhos para diminuir o ressecamento. O sal do soro aumenta a irritação. Além disso, a solução não contém conservante e depois de aberta se transforma em campo fértil para o crescimento de bactérias e fungos que contaminam a córnea e a conjuntiva.
Não se automedique.
Procure um especialista!

sábado, 6 de junho de 2015

Olhos de Lince

O que significa Olhos de Lince:

Olhos de lince é uma expressão em português que é usada para descrever alguém que tem uma visão acima da média, muito boa.
A expressão olhos de lince é um elogio à capacidade visual de uma pessoa: Ele foi o único que conseguiu ver o erro na pintura! Que olhos de lince!

Origem da expressão

O lince é um felino e como todos os felinos, tem muito boa visão, e por isso muitas pessoas usam a expressão "ter olho de lince", que significa "enxergar excepcionalmente bem". Uma outra expressão equivalente é "olho de águia". A expressão também pode ser usada no sentido figurado, onde uma pessoa pode mesmo ver o futuro.
Ter "olhos de lince" significa tem uma visão apuradíssima. No entanto, a origem desta expressão não vem da comparação com o felino, mas vem da mitologia grega.

De acordo com a lenda, Linceu foi o piloto da expedição dos "argonautas", grupo composto por 56 heróis da mitologia grega, embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão boa que podia ver através de paredes de pedra para verificar a existência de potenciais tesouros escondidos. Outros afirmavam também que Linceu tinha uma visão tão fantástica que conseguia ver o que acontecia no céu e no inferno. Em uma ocasião específica, conseguiu contar de uma só vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartago. Assim, quem tinha uma visão muito boa, tinha "olhos de Linceu". Posteriormente houve a confusão entre Linceu e lince, e na linguagem popular a expressão passou a ser "olhos de lince".

Fonte: http://www.significados.com.br/olhos-de-lince/


domingo, 31 de maio de 2015

Dia de Vacinação

O Centro Visual Valter Justa promoveu na última sexta-feira, Maio 29,  vacinação em toda a sua equipe de colaboradores. Anualmente toda a equipe é vacinada seguindo as normas da NR 32 para vacinação ocupacional.
Centro Visual Valter Justa, mais do que médicos, pessoas que cuidam.