Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cenoura faz bem aos olhos?

Cenoura faz bem aos olhos?



Lembra quando sua vó dizia constantemente para comer cenoura? Ela recomendava insistentemente para você colocar esse vegetal no prato, sempre justificando que cenoura faz bem para os olhos? Será que a vovó estava certa? É isso que você vai saber agora. Vem com a gente descobrir se isso é sabedoria popular ou não passa de mito!
De onde vem a lenda?
A história parece até ficção, de tão boa, mas de acordo com John Stolarczyk, curador do Museu da Cenoura, na Inglaterra, esta é a mais pura verdade. Veja só:
Londres estava sob fogo aéreo pesado do exército de Hitler em 1939. A tática do blitzkrieg nazista, de bombardeios rápidos e letais, estava indo muito bem. Entretanto, em um determinado momento, como que por mágica, aviões alemães começaram a ser derrubados durante os ataques noturnos. A virada nos eventos levantou suspeitas. O que teria mudado para que a reação dos ingleses tenha melhorado da noite para o dia?
A verdade é que haviam entrado em operação os primeiros radares, que conseguiam detectar os bombardeiros e orientar a estratégia de defesa da RAF Inglesa. A tecnologia entretanto, era secreta e era questão de segurança que ela continuasse assim. A solução do ministro foi… mentir! De acordo com ele, os pilotos ingleses haviam mudado para uma dieta rica em raízes e cenouras e haviam melhorado sua visão noturna. Nascia ali o mito, em que até hoje muitos insistem em acreditar.
Boa para a visão ou não?
Claro que é! Isoladamente a cenoura não é suficiente para assegurar a saúde dos olhos de ninguém, mas associada a outros alimentos e combinada com cuidados regulares (como visitas ao oftalmologista, uso moderado de equipamentos eletrônicos, utilização de óculos escuros) a ingestão de cenoura ajuda a manter a saúde ocular em dia.
Outros alimentos que ajudam na visão
Há alimentos bem mais ricos em vitamina A do que a cenoura, dentre eles estão o espinafre, a couve, alface e o fígado. Outras boas fontes de retinol são a batata doce, a abóbora,  o óleo de fígado de bacalhau e os peixes em geral. Para resumir, é melhor apostar numa alimentação equilibrada, diversificada, saudável e bem colorida de preferência! Adotar essa postura faz bem para  o organismo de modo geral, incluindo  os olhos.