Páginas

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cuidado com os olhos durante as festas juninas

Cuidado com os olhos durante as festas juninas

Quando falamos do mês de junho é impossível não nos lembrarmos das festas juninas que dão cor e animação ao mês, desde o seu primeiro dia até o último. As comemorações são marcadas por tradições como as bandeirolas, fogueiras e comidas típicas. Neste período as pessoas que lotam os festejos em busca de diversão mas, também precisam ficar atentas aos riscos de acidentes com os olhos; afinal, muitos perigos estão escondidos nas brincadeiras típicas desta época do ano, tais como: fogos de artifício, estalinhos, fogueiras, entre outros.   
Segundo os médicos há um aumento de irritação aos olhos  durante esta época do ano pois, as fogueiras, fogos de artifício e os estalinhos costumam causar  grandes problemas, desde alergias, queimaduras e, até mesmo em casos mais extremos, perda de visão. Ainda segundo os especialistas, os fragmentos e faíscas liberados durante as explosões podem atingir o globo ocular e levar a transtornos visuais e comprometem até mesmo a visão principalmente no caso das crianças  e aí, o cuidado deve ser redobrado.
Os estalinhos ou tracks aparentemente inocentes, geralmete são lançados na parede e até mesmo em outras crianças e os resíduos podem atingir os olhos causando lesões na córnea. Já  as fogueiras também devem ser vistas com cuidado, já que suas cinzas e as brasas podem ocasionar queimaduras nos olhos e até mesmo cegueira. A fumaça pode desencadear quadros de conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra. Ardor, desconforto e lacrimejamento são sinais de agressão à visão e devem ser levados em consideração.
.
Os oftalmologistas alertam  que, em casos de incidentes com fagulhas ou objetos que atinjam os olhos, a recomendação é isolar a área afetada e procurar um especialista o mais rápido possível. Pomadas ou outras substâncias não devem ser utilizadas sobre as lesões pois, a automedicação é muito perigosa!