Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Manutenção das LC Rotina de manutenção

Manutenção das LC Rotina de manutenção

Higiene das mãos, olhos e anexos

Antes de tocar nas LC, recomenda-se lavar as mãos com sabonete neutro para remover dos dedos restos de nicotina, perfume, oleosidade ou corpos estranhos, quepodem danificá-las. Devem ser evitados sabonetes com creme antisséptico, desodorante químico ou fragrânciapesada porque pequenas porções dessas substâncias podem ser transferidas para os olhos. Recomenda-se ainda secar as mãos em toalhas que não soltem fiapos e manter as unhas sempre aparadas e limpas.
É preciso também não esquecer de remover as LC antes de utilizar cremes de limpeza para a higiene das bordas palpebrais e cílios.

Limpeza do Estojo

Deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com água quente sem sabão com utensílio tipo escova de dentes. Deixar o estojo secar no ar e, depois de seco, guardá-lo fechado.
Recomenda-se usar estojo descartável ou trocá-lo, pelo menos, a cada 6 meses, porque nutrientes que desenvolvem microrganismos provenientes dos dedos ou da própria LC suja, podem se acumular no estojo.

Limpeza das Lentes de Contato

Iniciar o manuseio sempre pela mesma LC, direita ou esquerda, para evitar a inversão. Para a limpeza pode-se utilizar soluções limpadoras surfactantes, limpadores enzimáticos ou soluções multi-uso.

Lubrificação ou umedecimento das LC

Antes da inserção e/ou durante o uso, a instilação de gotas lubrificantes torna as LC mais confortáveis.