Páginas

terça-feira, 11 de abril de 2017

Por que o glaucoma cega ?

Por que o glaucoma cega?

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível, atingindo 1 a 2% das pessoas acima de 60 anos.  Cerca de 50% dos portadores de glaucoma desconhecem ter a doença.
Por comprometer as fibras nervosas da retina, que formam o nervo óptico, a destruição causada pelo glaucoma é definitiva. Ou seja, os tratamentos existentes conseguem, no máximo, estabilizar a doença e prevenir perda visual adicional.
São várias as causas de cegueira pelo glaucoma:
·             A pessoa desconhece ter a doença porque não consulta o médico oftalmologista ou só o faz quando julga precisar ou trocar de óculos.
·             Muitos ao necessitarem de um exame oftalmológico não realizam os exames necessários à detecção da doença.
·             O paciente glaucomatoso não realiza corretamente o tratamento : esquece de usar os medicamentos, usa-os de maneira incorreta ou simplesmente abandona o uso dos colírios.
·             O paciente usa corretamente os colírios mas não comparece periodicamente às ao oftalmologista para verificar o efeito dos mesmos. Alguns medicamentos podem apresentar boa eficácia inicial mas a perdem com o passar dos meses, requerendo sua substituição. A doença pode então progredir, silenciosamente, sem dor ou outros sintomas, até a fase de cegueira total.
·             As pessoas que se automedicam, principalmente com colírios de corticoides podem cegar por glaucoma provocado por esses medicamentos .
·             Em alguns casos, a doença é de tal gravidade que progride apesar de todos os cuidados do paciente e do oftalmologista
                                                                    
É importante lembrar que o diagnóstico de glaucoma ( que deve ser o mais precoce possível), bem como seu controle , envolve não apenas a medida da pressão intraocular mas também exames como campimetria computadorizada com equipamentos padronizados mundialmente, análise do nervo óptico e da camada de fibras nervosas da retina .
 Sua visão é um bem muito precioso e deve receber os cuidados somente de que está habilitado a fazê-lo : o médico oftalmologista.

Um conselho final: se você tem glaucoma ou existem casos da doença na família, o cuidado deve ser redobrado. Procure uma clínica com especialistas nessa área e aparelhada adequadamente para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.

Dra. Telma Justa