Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

CAUSAS DO GLAUCOMA


CAUSAS DO GLAUCOMA

Causas do glaucoma


O glaucoma é uma doença progressiva de causa desconhecida. Na maioria das vezes está associado a valores de pressão intraocular (dentro do olho) acima dos níveis considerados normais. Existe uma minoria de casos de pacientes com glaucoma que apresentam pressão intraocular normal (saiba mais em tipos de glaucoma).1-3 Apesar da relação causa/efeito não ser muito precisa, já se sabe que o aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para a progressão dos danos da visão.3,4
O aumento da pressão intraocular surge quando existe um desequilíbrio entre a produção de humor aquoso (o líquido dentro do olho que fica entre a córnea e a íris) e sua drenagem. Este desequilíbrio gera a um acúmulo de líquido dentro do olho, o que acaba aumentando a pressão intraocular e comprime as células nervosas do nervo óptico, podendo levar à morte destas células. Tanto a própria anatomia do olho e fatores hereditários, quanto infecções oculares, lesões ou uso de certos medicamentos, podem produzir um aumento do acúmulo de fluidos e, consequentemente, um aumento da pressão intraocular. 3,5
Portanto, é imprescindível consultar um médico oftalmologista regularmente. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da progressão do glaucoma. 3,6

Referências
1. American Academy of Ophthalmology. Causes of glaucoma. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/glaucoma-causes Acesso em novembro de 2016.
2. Glaucoma Research Foundation. What causes vision loss in glaucoma? Disponível em: http://www.glaucoma.org/research/what-causes-vision-loss-in-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.
3. National Eye Institute. Facts about glaucoma. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/glaucoma/glaucoma_facts Acesso em novembro de 2016.
4. Sociedade Brasileira de Glaucoma. III Consenso Brasileiro de Glaucoma Primário de ângulo aberto – 2009. Disponível em: http://www.sbglaucoma.com.br/consenso/ Acesso em novembro de 2016.
5. International Glaucoma Association. Ocular Hypertension. Disponível em: https://www.glaucoma-association.com/about-glaucoma/other-eye-conditions/ocular-hypertension/ Acesso em novembro de 2016.
6. The Glaucoma Foundation. About Glaucoma. Disponível em: https://www.glaucomafoundation.org/about_glaucoma.htm Acesso em novembro de 2016.