Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

QUEM ESTÁ SOB MAIS RISCO DE DESENVOLVER GLAUCOMA

QUEM ESTÁ SOB MAIS RISCO DE DESENVOLVER GLAUCOMA

Quem está sob mais risco de desenvolver glaucoma


  • Pessoas com mais de 40 anos.4-7
  • Pessoas com histórico de glaucoma na família.4-7
  • Pessoas de origem africana ou asiática. As pessoas de origem africana têm uma maior tendência para desenvolver glaucoma primário de ângulo aberto e as pessoas de descendência asiática são mais propensas a desenvolver glaucoma de ângulo estreito e glaucoma de pressão normal.4-7
  • Pessoas que sofreram lesões físicas no olho: um trauma grave pode causar danos ao canal de drenagem.4-7
  • Outros fatores de risco relacionados ao olho: condições como descolamento de retina, tumores intraoculares e inflamação intraocular também podem causar glaucoma. Alguns estudos sugerem que um alto grau de miopia também pode ser um fator de risco.4-7
  • Uso de alguns medicamentos: algumas pessoas são sensíveis aos corticoides e podem apresentar um aumento da pressão intraocular secundário ao uso destes medicamentos, independentemente do tempo de uso.4-7
  • Condições médicas: alguns estudos indicam que o diabetes pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma, assim como a pressão arterial elevada e algumas doenças cardíacas.4-7

Não espere um sinal para visitar o oftalmologista!

Toda pessoa com menos de 40 anos deve realizar um exame oftalmológico completo a cada três ou quatro anos. Indivíduos com menos de 40 anos que apresentem um dos fatores de risco acima devem consultar um oftalmologista a cada ano, ou conforme a orientação do oftalmologista. Todos com 40 anos ou mais devem realizar um exame oftalmológico abrangente com intervalo de um a dois anos. Qualquer pessoa com mais de 40 anos que também apresente algum dos fatores de risco citados acima deve ser avaliada anualmente por um oftalmologista, independentemente de apresentar ou não qualquer sinal ou sintoma do glaucoma.7,8

Referências
1. American Academy of Ophthalmology. Causes of Glaucoma. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/glaucoma-causes Acesso em novembro de 2016.
2. Glaucoma Research Foundation. What causes vision loss in glaucoma? Disponível em: http://www.glaucoma.org/research/what-causes-vision-loss-in-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.
3. National Eye Institute. Facts about glaucoma. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/glaucoma/glaucoma_facts Acesso em novembro de 2016.
4. Glaucoma Research Foundation. Are you at risk for glaucoma? Disponível em: http://www.glaucoma.org/glaucoma/are-you-at-risk-for-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.
5. National Eye Institute. Facts about glaucoma. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/glaucoma/glaucoma_facts Acesso em novembro de 2016.
6. Sociedade Brasileira de Glaucoma. Coleção Glaucoma – Conceito e Diagnóstico. Disponível em: http://www.sbglaucoma.com.br/material-informativo/ Acesso em novembro de 2016.
7. The Glaucoma Foundation. Who’s at risk? Disponível em: https://www.glaucomafoundation.org/Risk.htm Acesso em novembro de 2016.
8. Sociedade Brasileira de Glaucoma. III Consenso Brasileiro de Glaucoma Primário de ângulo aberto – 2009. Disponível em: http://www.sbglaucoma.com.br/consenso/ Acesso em janeiro de 2017.