Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

SINAIS E SINTOMAS DO GLAUCOMA


SINAIS E SINTOMAS DO GLAUCOMA

Sinais e sintomas do glaucoma


Na maioria dos casos, o glaucoma é uma doença assintomática no início, ou seja, que não apresenta sinais ou sintomas. A perda visual perceptível só ocorre em fases mais avançadas do glaucoma, quando ocorre o comprometimento da visão central. Com o avanço do glaucoma, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular, como se o paciente estivesse de fato enxergando por dentro de um tubo (veja a imagem abaixo).1-3 Infelizmente, até 40% da visão pode ser perdida sem que os pacientes percebam, e, sem o tratamento adequado, o paciente fica cego.4 Isso reforça a necessidade de consultar um oftalmologista regularmente para diagnosticar a doença (saiba mais em diagnóstico), já que o glaucoma não causa sintomas.

Visão saudável



Visão tubular ou perda parcial da visão causada pelo glaucoma

No entanto, em casos mais raros, como no glaucoma agudo de ângulo fechado (ver tipos de glaucoma), os sintomas podem incluir:1,5
  • Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão no olho;
  • Problemas de visão;
  • Dificuldade para enxergar no escuro;
  • Náusea e vômito;
  • “Aumento” da pupila (parte preta do olho, bem central, no meio da íris);
  • Visão turva e embaçada;
  • Observação de arcos em volta das luzes;
  • Diminuição da visão periférica.
Ao contrário do glaucoma de ângulo aberto (ver tipos de glaucoma), os sintomas de glaucoma agudo de ângulo fechado são muito perceptíveis e os danos ocorrem rapidamente. Se você tiver qualquer um destes sintomas, procure atendimento imediato de um oftalmologista.

Referências
1. American Academy of Ophthalmology. What are the symptoms of glaucoma? Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/glaucoma-symptoms Acesso em novembro de 2016.
2. Glaucoma Research Foundation. Symptoms of primary open-angle glaucoma. Disponível em: http://www.glaucoma.org/glaucoma/symptoms-of-primary-open-angle-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.
3. National Eye Institute. Facts about glaucoma. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/glaucoma/glaucoma_facts Acesso em novembro de 2016.
4. Glaucoma Research Foundation. January is glaucoma awareness month. Disponível em: http://www.glaucoma.org/news/glaucoma-awareness-month.php Acesso em novembro de 2016.
5. Glaucoma Research Foundation. Symptoms of angle-closure glaucoma. Disponível em: http://www.glaucoma.org/glaucoma/symptoms-of-angle-closure-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.