Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

DICAS PARA CONVIVER MELHOR COM O GLAUCOMA


DICAS PARA CONVIVER MELHOR COM O GLAUCOMA

Dicas para conviver melhor com o glaucoma
15/05/2017

Não deixe o glaucoma limitar sua vida! Ao fazer escolhas saudáveis e manter o tratamento do glaucoma como prescrito, é possível estabelecer uma rotina de saúde que te dê liberdade para fazer suas tarefas e aproveitar a vida normalmente! Separamos aqui algumas dicas úteis para conviver com a doença da melhor forma possível!
Exercícios
Realizar exercício físico pode diminuir a pressão intraocular. No entanto, esta redução da pressão intraocular só é efetiva se a prática de exercícios for realizada com regularidade. Algumas posições de ioga e outros exercícios que envolvem posições de cabeça para baixo podem aumentar a pressão intraocular e ser prejudiciais para o prognóstico da doença. A prática do mergulho também pode aumentar a pressão intraocular. É importante dizer também que os exercícios físicos não têm efeito algum sobre o glaucoma de ângulo fechado, e que ainda podem aumentar a pressão intraocular em pacientes com glaucoma pigmentar. Portanto, é fundamental que o paciente com diagnóstico de glaucoma converse com o médico sobre o programa de exercícios mais adequado.1,2 
Dieta
Um estilo de vida saudável, consistindo de nutrição equilibrada, é uma parte importante da saúde e bem-estar geral e também pode ajudar a prevenir muitas doenças. Estudos recentes sugerem que uma dieta que inclua frutas, legumes e verduras pode diminuir o risco do aparecimento do glaucoma.
As frutas, verduras e legumes são fontes naturais de vitaminas como as C, E, A; minerais como o zinco; e de antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que podem trazer benefícios para a saúde ocular. Como o estresse oxidativo está associado a danos ao nervo óptico no glaucoma, os antioxidantes presentes nos alimentos podem ajudar a prevenir novas lesões.3,4
Entre os alimentos fontes de nutrientes para uma visão saudável estão: couve, repolho, espinafre, couve-de-bruxelas, aipo, abóbora, cenoura, pêssego, rabanetes, feijão-verde e beterraba.
Embora uma nutrição equilibrada desempenhe um papel na prevenção de doenças e da saúde em geral, não é um tratamento para o glaucoma. É importante discutir com seu oftalmologista sobre a sua dieta e o tratamento medicamentoso. A aposta mais segura é sempre consumir uma dieta saudável e bem equilibrada e conversar com seu médico sobre o que é melhor para você.3,4
Óculos de sol
O glaucoma pode deixar os olhos mais sensíveis à luz e ao brilho do sol, e o uso de alguns medicamentos pode piorar esta sensibilidade. Os óculos de sol são uma solução fácil que torna a vida mais confortável quando ao ar livre. É importante lembrar que os óculos escuros não precisam ser caros. O mais importante é escolher óculos que bloqueiem de 99% a 100% dos raios UV (ultravioleta).5,6

Referências
1. International glaucoma Association. Leisure and sports. https://www.glaucoma-association.com/about-glaucoma/living-with-glaucoma/leisure-and-sports. Acesso em novembro de 2016. 
2. Glaucoma Research Foundation. Video: Dr. Yvonne on Lifestyle modifications and glaucoma. http://www.glaucoma.org/treatment/video-dr-yvonne-ou-on-lifestyle-modifications-and-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016. 
3. Glaucoma Research Foundation. What vitamins and nutrients will help prevent my glaucoma from worsening? http://www.glaucoma.org/treatment/what-vitamins-and-nutrients-will-help-prevent-my-glaucoma-from-worsening.php Acesso em novembro de 2016. 
4. Glaucoma Research Foundation. Nutrition and glaucoma: http://www.glaucoma.org/treatment/nutrition-and-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016. 
5. Glaucoma Research Foundation. Daily life with Glaucoma. Disponível em: http://www.glaucoma.org/treatment/daily-life.php Acesso em novembro de 2016. 
6. Glaucoma Research Foundation. A guide to sunglasses. http://www.glaucoma.org/treatment/a-guide-to-sunglasses.php Acesso em novembro de 2016.