Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Hemorragia Vítrea e Vitrectomia


Hemorragia vítrea
O que é?
Sangramento na parte interna e posterior do olho.
As causas mais comuns de hemorragia vítrea são: trauma ocular, retinopatia diabética, descolamento do vítreo, rotura e/ou descolamento de retina e doenças vasculares da retina que causam crescimento de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) dentro do olho.
Como descobrir o problema?
O diagnóstico é feito através do mapeamento de retina. Na maior parte dos casos, utiliza-se o ultrassom ocular para ajudar na avaliação do quadro clínico.
Os principais sintomas de hemorragia vítrea são:
- perda visual indolor, súbita ou progressiva;
-manchas ou sombras, geralmente móveis, no campo de visão.
Como tratar a doença?
O tratamento da hemorragia vítrea depende da causa, severidade e duração do quadro clínico, podendo variar entre observação e cirurgia (vitrectomia).

Vitrectomia
A vitrectomia é a cirurgia ocular mais comumente utilizada no tratamento das doenças de retina e vítreo.
Description: http://www.eyedoctor.com.br/vitrectomia_files/stroke_3.pngDescription: http://www.eyedoctor.com.br/vitrectomia_files/stroke_5.png

Na vitrectomia, são empregados instrumentos microcirúrgicos (fontes de iluminação, vitreófago, pinças, tesouras, endolaser, etc.) com diâmetros que variam de 0,9 milímetros (20 Gauge) a 0,5 milímetros (25 Gauge).
Durante a vitrectomia, o vítreo, a substância gelatinosa que preenche o segmento posterior do olho, é removido, além dos outros passos cirúrgicos necessários em cada tipo de doença. Para substituir o vítreo removido, o segmento posterior do olho é preenchido com solução salina, ar, gás especial ou óleo de silicone, dependendo do caso em questão.
A vitrectomia é geralmente realizada como um procedimento ambulatorial (sem internação hospitalar) sob anestesia local mais sedação ou sob anestesia geral.