Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

Lentes de Contato

As embalagens de lentes de contato devem incluir, informações sobre os riscos do uso. Esta é a recomendação do Ministério Público Federal – MPF à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
A falta de informação nas embalagens aumenta os riscos de infecção, ressecamento da lágrima, alergia, úlcera na córnea e até cegueira. Isso porque a venda pela internet, farmácias e ópticas sem prescrição médica induz pessoas que não são aptas a usar lentes. Para usar lente, é necessário fazer uma completa avaliação oftalmológica que inclui utilização de lentes de teste, mesmo nos casos das coloridas sem grau.
A estimativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato – SOBLEC é de que os olhos de 15% das pessoas com vícios de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) não têm condições fisiológicas para se adaptarem às lentes. Mesmo em quem não têm problemas de visão, a adaptação depende da curvatura e relevo da córnea, ausência de doenças oculares ou olho seco. “Por isso, desde 2009 a adaptação é considerada um procedimento médico pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, mas a população banaliza as lentes por causa do fácil acesso”.
OBS: Toda vez que pensar em adquirir lentes de contato em substituição a seus óculos de grau, consulte um oftalmologista para que todos os exames necessários sejam efetuados com o intuito de garantir sua saúde ocular.